Como emitir nota fiscal de retorno

TODOS OS DADOS FISCAIS DEVEM SER CONFIRMADOS JUNTO A SUA CONTABILIDADE, POIS ESSAS INFORMAÇÕES PODEM MUDAR DE EMPRESA PARA EMPRESA.

Acesse o menu Fiscal > NFe > Devolução NFe

Caso não tenha o XML da nota, saiba que o mesmo pode ser adquirido pelo site da Sefaz. Abaixo segue passo a passo de como realizar esse procedimento. Caso já saiba como adquirir o XML, basta seguir com o passo a passo.

Antes de mais nada, tenha em mãos o número da chave de acesso da nota: Acesse o site do Sefaz e realize a busca da nota. Na tela com os dados da nota basta descer até o rodapé da página e ir na opção Download de Documento. O Download do XML só pode ser realizado na máquina onde emite as notas fiscais, pois precisará autenticar com o certificado digital na hora do download. A opção para download de documento só é acessível por quem recebeu a nota ou por quem a emitiu, em alguns casos o contador também poderá ter acesso.

Com o XML em mãos realize o upload do documento:

Após leitura do arquivo, o sistema exibirá a tela com as informações da nota e os campos de retorno disponíveis.

No campo Natureza da Operação deve ser preenchido o tipo de retorno.

Ex.: Retorno de Garantia Para mais informações sobre esse campo será preciso verificar com a sua contabilidade.

O campo Finalidade da Emissão será responsável por definir se a nota será de entrada ou de saída, preencha de acordo com o tipo de nota que estiver retornando.

Selecione as peças e em dados fiscais insira a situação tributária de sua empresa.

Clique em Gerar Nota.

Para confirmar suas notas geradas acesse o menu Fiscal > NFe > Listar NFe

Na nota que deseja, no menu Opções, você poderá baixar o PDF, XML, enviar a nota para seu cliente por e-mail ou cancelar a nota.

Was this article helpful?

Related Articles