Como gerar uma carta de correção

No menu Fiscal > NFe > Carta de correção

Correção1

Selecione a opção “emitir carta de correção”

Correção2

No menu da emissão, selecione a sua nota fiscal original no campo Nº da Nota.

No campo Número da carta informe o número 1 (esta sequência não é o número de suas cartas geradas, mas sim o número de cartas que esta nota original possui), caso esta nota já tenha uma carta de correção gerada, será a número 2.

E no campo Descrição da correção informe o que deseja ser corrigido, lembrando para não colocar caracteres especiais como pontuações, acentos e o ‘ç’.

Correção3

Após preencher os campos, clique em salvar.
A sua listagem de cartas de correção estará no menu Fiscal > NFe > Carta de correção

Correção4

No botão Opções > ver detalhes da solicitação, terá a informação se a correção foi negada ou autorizada. Caso seja autorizada, terá o XML de confirmação.

Correção5

O sistema disponibiliza o XML da carta de correção, caso deseje o PDF busque pela nota original no site da Sefaz e terá como realizar a impressão da carta de correção.

Acesse o site da Sefaz e realize a busca da nota.

Na tela com os dados da nota, no rodapé da página, haverá a opção de Protocolo carta de correção, clique no protocolo e será possível realizar a impressão clicando em seu teclado CTRL + P.

OBS: Segue o informativo da Sefaz sobre carta de correção, que possui alguns dados que não podem ser corrigidos pela carta de correção:

O emitente poderá sanar erros em campos específicos da NF-e por meio de Carta de Correção Eletrônica – CC-e, devidamente autorizada mediante transmissão à Secretaria da Fazenda ou de Carta de Correção, em papel, desde que o erro não esteja relacionado com:
1 – as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação (para estes casos deverá ser utilizada NF-e Complementar);
2 – a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;
3 – a data de emissão da NF-e ou a data de saída da mercadoria.
Site: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/perguntasFrequentes.aspx?tipoConteudo=7zEQFBPObw0=

 

Was this article helpful?

Related Articles