Como inserir os dados da minha empresa?

O primeiro passo para a configuração do sistema é inserir as informações da sua empresa para que esses dados apareçam na impressão de ordens de serviço e relatórios.

Nessa tela além dos dados da empresa e logomarca, também teremos a configuração do e-mail utilizado para envio no sistema.

Configurar empresa


- Expediente: O expediente da empresa, é usado para calcular o tempo em horas e minutos em Ordem de serviço. Para cada Situação é calculado o tempo em que permaneceu, porém, esse tempo não é contado quando a empresa está fechada. Por isso é importante definir o horário de expediente da empresa.
- Cupom não fiscal: Você pode selecionar se no cupom não fiscal será exibida a sua logomarca ou não.
- OS: Você pode selecionar a assinatura de Ordem de serviço se será o nome fantasia da empresa ou o nome do funcionário.
Termo de garantia padrão: Esse campo é utilizado nas Ordens de Serviço, e aqui é possível definir uma mensagem padrão para aparecer em todas as OS automaticamente.
Mensagem de envio de Ordem de serviço padrão: Essa mensagem será incorporada por padrão nos e-mails e mensagens para os clientes, mas você pode fazer alterações como preferir no momento do envio.
- Relatório: Os endereços inseridos na aba relatório que aparece ao imprimir relatório e Ordem de serviço.
Você pode selecionar exibir em Relatório o nome fantasia da empresa ou razão social.
Você pode definir receber um e-mail de confirmação assim que receber uma resposta nos seus questionários enviados aos seus clientes. Um questionário pode ser por exemplo uma pesquisa de satisfação.
- Financeiro: Você pode selecionar Descontos incidem em comissão, caso seja marcado essa opção, toda OS que tiver negociação de pagamento com desconto, irá incidir na comissão do colaborador vinculado a essa OS.
Você pode selecionar a opção Atualizar preço automaticamente, caso seja marcado essa opção, quando inserimos Produto em Ordem de serviço o sistema coloca o preço de custo, para que você tenha um relatório do seu lucro. Porem ao inserir um produto e você desejar alterar esse valor de custo, marque essa opção para que o sistema lhe permita isso.
- Dados fiscais: Nos campos de dados fiscais, é necessário ter um pouco mais de cuidado pois, caso você utilize a emissão de Nota Fiscal Eletrônica, será preciso ter esses dados corretamente preenchidos.
OBS.: Para emitir nota fiscal é necessário adquirir o certificado A1. Os dados a ser preenchido têm que ser confirmados com sua contabilidade

Ambiente Notas: Selecione a opção Produção, pois a homologação é utilizada apenas para testes. Dados fiscais de produtos padrão Poderá deixar padronizados os dados dos produtos ao ser incluídos pelo XML nota de compra. O produto será cadastrado no estoque já com estes dados.
Dados fiscais padrão de NFe Estes dados cadastrados serão preenchidos automaticamente ao gerar a NFe – Nota fiscal de produto.
Situação tributaria padrão: Esse campo irá definir um valor padrão para situação tributaria, ao gerar uma nota fiscal já virá com essa informação, possível alteração no momento da emissão NFe.
Alíquota ICMS padrão: Esse campo irá definir um valor padrão para o ICMS. Sempre que for gerar uma nota já virá com essa informação preenchida, mas será possível editar esse campo no momento da emissão da NF-e.
CFOP padrão: Assim como o ICMS, CFOP é uma informação que na maioria das vezes sempre será o mesmo: 5102, 5405… (segue link com tabela completa com todos os CFOP clique aqui).
Mensagem “Dados adicionais” padrão (InfCpl): Nesse campo será inserida a mensagem padrão que aparecerá no rodapé da nota fiscal. Para esse campo, a maioria das empresas utiliza a mensagem: “DOCUMENTO EMITIDO POR ME OU EPP OPTANTE PELO SIMPLES NACIONAL E NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO FISCAL DE ICMS, DE ISS E DE IPI”.
Dados fiscais padrão de NFCe
Estes dados cadastrados serão preenchidos automaticamente ao gerar a NFCe – Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.

- LGPD: LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018. A LGPD estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.
Neste campo poderá inserir o termo de uso de acordo com seu estabelecimento para autorização dos clientes sobre esta coleta de dados.
Para o envio deste termo ao seu cliente acesse o cadastro do cliente pelo menu Clientes > Buscar clientes > Opções > Visualizar clientes, terá o campo Enviar LGPD.

Para inserir a sua logomarca, basta selecionar o arquivo e enviar. O arquivo a ser enviado no sistema deve estar de acordo com as seguintes condições: até 150px de altura, tamanho do arquivo até 190Kb, nome do arquivo sem acento ou caracteres especiais, e o arquivo deve estar nos formatos JPG, PNG ou BITMAP.



Após enviar a logomarca e mesmo assim ela não aparecer nos relatórios e na OS, será preciso fazer uma limpeza de cache no navegador. Para Chrome / Para Firefox

Depois de limpar o cache, não será preciso enviar a logomarca novamente, basta imprimir um relatório ou OS que a nova logo já deverá aparecer.

Para o funcionamento correto dos formulários de contato no seu site e também para o envio de e-mails no sistema, é necessário que tenha uma conta de e-mail configurada para realizar o envio



No Oficina Integrada:
1. Acesse o sistema com os dados de acesso.
2. Clique no menu de configurações Configurações>Dados da Empresa>Configura Email.v
3. Preencha os dados: Email, Senha do e-mail, Porta, Servidor de Saída e SSL

Todo servidor de e-mail tem um endereço de entrada e de saída por onde outros programas podem utilizar essa informação para enviar e-mails automaticamente pela conta. Formulários de contatos no site também utilizam desse e-mail para poder enviar os contatos de fale conosco.

OBS.: E-mails da Microsoft como hotmail.com, outlook.com e live.com, não funcionam pois utilizam criptografia TLS e a plataforma só aceita criptografia SSL.

Abaixo segue uma lista com os dados de configuração dos principais provedores:
Para contas na Uol Host, além dos dados de acesso utilize os seguintes dados: Servidor de saída: smtp.seudominio.com.br SSL: Não Porta: 587
Na Uol Host não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.
Para contas na Locaweb, além dos dados de acesso utilize os seguintes dados: Servidor de saída: email-ssl.com.br SSL: Sim Porta: 465
Na Locaweb não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.
Para contas no zoho mail utilize os seguintes dados: Servidor de saída: smtp.zoho.com SSL: Sim Porta: 465
No Zoho Mail não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.
Por padrão, contas do Yahoo utilizam os seguintes dados: Servidor de saída: smtp.mail.yahoo.com SSL: Sim Porta: 465
Além dessas configurações, é necessário criar uma senha App interna no Yahoo:
- Criação de senha App:
  1. Faça login no Yahoo;
  2. Vá para as configurações de "Segurança da conta" ou clique aqui;
  3. Selecione Senha do App > Gerar e gerenciar senhas de aplicativos;
  1. Comece agora
  2. Insira o Nome do App, poderá colocar Oficina > Gerar senha
  3. Ira aparecer em sua tela uma senha, copie e cole esta senha gerada em seu sistema Oficina Integrada menu Configurações > Dados da Empresa > Configura E-mail > senha.
Por padrão, contas do Gmail utilizam os seguintes dados: Servidor de saída: smtp.gmail.com SSL: Sim Porta: 465 ou 587
 
Além dessas configurações, é necessário fazer uma liberação interna no gmail:
1. Faça login no Gmail no navegador anônimo
2. Clique no ícone de roda dentada, no canto superior direito, e selecione Configurações.
3. Clique em Encaminhamento e POP/IMAP.
4. Selecione Ativar POP para todos os e-mails ou Ativar POP para e-mails que chegarem a partir de agora.
5. Escolha o que fazer com suas mensagens depois que seu dispositivo ou cliente POP as receber.
6. Clique em Salvar alterações.
 
- No canto superior direito de seu e-mail acesse o menu de gerenciamento de seu e-mail > Gerenciar sua conta do Google.
- Ative a opção de acesso a aplicativos menos seguros.
- Confira na sua caixa de entrada o e-mail de confirmação da ativação de app menos seguros. Acesse esse e-mail e clique no botão Verificar atividade.
- Selecione a opção Sim, Fui eu.
OBS: Se seu e-mail tiver a configuração de duas etapas, será necessário desativar esta opção ou criar uma senha App, essa senha criada ira colocar no sistema Oficina Integrada menu Configurações > Dados da Empresa > Configuração E-mail > Senha.
- Por último, acesse o link abaixo e libere o acesso dos Aplicativos:
https://g.co/allowaccess.

Se seu e-mail Gmail for vinculado ao domínio:
  1. Acesse o painel Google console
  2. Menu segurança > Configurações > Apps menos seguros, realize a liberação para este e-mail ter acesso a opção de aplicativos menos seguros.
Para contas na Webmail, além dos dados de acesso utilize os seguintes dados:
Servidor de saída: mail.seudominio.com.br
SSL: Sim Porta: 465
Na Webmail não é necessário realizar nenhum procedimento no servidor.
Para contas na KingHost, além dos dados de acesso utilize os seguintes dados: Servidor de saída: smtpi.seudominio.com.br
SSL: Não Porta: 587
Além dessas configurações, é necessário fazer uma liberação interna no Kinghost.
Acesse seu Painel de Controle KingHost, selecione seu domínio e navegue até a seção de emails do Painel.Clique no ícone SMTP INTERNACIONAL.
Clique no botão ATIVAR na página que for carregada.
Após ativar o SMTPi, aguarde de 30 minutos à 2 horas para as ações surtirem efeito para seu domínio.
Ativar/Desativar o SMTP internacional em nada afeta recebimento dos seus emails e nem o envio de emails em maquinas alocadas no Brasil.

Was this article helpful?

Related Articles